domingo, 18 de março de 2018

Livros velhos amarelecidos

Andei mais de mil caminhos,
Onde os passos tropeçavam; 
Provei dez milhares de vinhos 
Que não mais embriagavam. 

A água, sangue da tempestade, 
O meu corpo muito encharcou; 
A nuvem e o trovão de verdade, 
Já faz tempo não me assustou. 

As mãos esfolei nas encostas, 
De ladeiras íngremes, colossais; 
Minhas asas abertas nas costas, 
Enfrentando ventos fortes demais. 

Cruzei também os frios lugares, 
Que anjos tolos não trilhavam; 
Muitos mundos, muitos mares, 
Onde monstros cruéis navegavam.

Contemplei mil estrelas pálidas, 
Apagando completamente sua luz, 
Escurecendo as pupilas esquálidas, 
Restando a sensação que conduz. 

Seguindo pelas longas estradas; 
Completei as retas e as sinuosas. 
Minha alma uiva sua dor marcada, 
Cicatrizando-se em curas gloriosas. 

Porém a visão que contemplo agora, 
Não esperava isso jamais encontrar: 
Um homem magro aqui nessa hora, 
Vestes pretas, livros com ele a levar 

Pegou das mãos de outro alguém, 
Com vil aspecto de extrema unção; 
Caminha solene, enxergo isso bem, 
Vem vindo reto em minha direção. 

Esses livros velhos e empoeirados, 
Tem longa história ali neles escrita; 
Amarelos, arcaicos, despaginados; 
Na alma antiga a memória é adstrita. 

Lembrando a longa jornada onde passei, 
Que pelo esforço me trouxe aprendizado; 
Recordo algo que em certa terra escutei: 
É o livro de minha vida? Estou condenado?





Autoria de Nick para participação


organizado pela Profª Lourdes Duarte, do

excelente blog Filosofando na Vida





Se gostou, leia também as nossas outras participações no Poetizando e Encantado, é só clicar na imagem abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Reservados:

Creative Commons License
Tanto Este, Quanto Este trabalhos são registrados sob uma Licença Creative Commons.. - Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar o nome do autor e o link para o site).

- Você não pode fazer uso comercial desta obra!

- Você não pode criar obras derivadas ou modificar o conteúdo de forma a distorcer o sentido das idéias divulgadas pelo autor.

Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.